a Universidade de Lisboa abriu as inscrições para seus cursos de mestrado e doutorado, que vão até dia 31/07/2016

Saiba como se inscrever para o mestrado aqui em Lisboa

Sempre me perguntam sobre o meu mestrado aqui em Portugal, então estou escrevendo uma sequência de posts sobre o assunto.

Há pouco, a Universidade de Lisboa abriu as inscrições para seus cursos de mestrado e doutorado, que vão até dia 31/07/2016 (primeira fase).

Eles reformularam completamente a grade, de modo que meu curso não existe mais. Quem gosta de processo civil, recomendo fazer o Mestrado em Direito e Ciência Jurídica, com especialidade em Direito Civil. Neste curso terá cadeiras de Direito Civil, Direito Processual Civil e Metodologia, além de poder escolher 1 matéria optativa (veja aqui o plano de estudos).

Todos os estudantes têm 1 ano de aula e 1 ano livre para escrever a dissertação do mestrado. No ano de aula, são 2 horas semanais para cada cadeira, então na especialidade de Direito Civil serão 8 horas semanais no primeiro semestre, e 6 horas no segundo semestre, por conta da aula de metodologia que tem duração de 6 meses apenas.

A maioria das pessoas volta ao Brasil após o primeiro ano de aula, retornando só para defender a tese ao final. Não sei se compensa, porque no Brasil não terá à disposição o mesmo material de consulta daqui, e o seu orientador por perto.

Como já expliquei, é bem simples para entrar no mestrado… não conheço ninguém que tenha sido reprovado com CR acima de 8,00 na graduação, mas o curso não é moleza… cada disciplina exige a entrega de um relatório ao final do primeiro ano de curso, isso significa que fará 3 monografias em 1 ano, com 80 páginas cada. Depois, terá mais 1 ano para escrever a sua tese. No meu curso é tese, mas agora estão chamando de dissertação, então talvez as regras tenham mudado. Não encontrei essa informação no site. De qualquer jeito, serão mais umas 200 páginas pela frente.

Então se o seu objetivo é passear pela Europa, venha de férias, e não para o mestrado.

Para se inscrever, paga-se uma taxa de 100 euros, preenche-se um formulário no site (veja aqui) e envia digitalizado: (i) passaporte; (ii) Curriculum Vitae [1]; (iii) Diploma universitário; (iv) Histórico escolar da universidade (aquela lista com todas as suas notas da faculdade); (v) Certidão ou declaração com média final de curso/coeficiente de rendimento ou acumulado (caso não conste no histórico escolar).

Se você passar, terá até o dia 15/12/2016 para entregar os originais ou cópias autenticadas dos documentos.

Informações mais detalhadas você encontra no site da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (veja aqui).


[1] Faça seu currículo no modelo europeu aqui

 


NOVO: Já conhece as vídeo-aulas? Acesse aqui e aprenda sobre o novo CPC de forma leve e descontraída.

Como já sabem, vou seguir com publicações frequentes aqui no site, e em minha página do Facebook, e além da coluna no JusBrasil. Me acompanhe e fique por dentro das novidades do Processo Civil.

, ,