Recorri e perdi: pago mais honorários!

Recorri e perdi: pago mais honorários!

Sim!

Honorários recursais podem ser uma boa saída para evitar recursos desnecessários, inclusive como incentivo às procuradorias para conseguir dispensa.

Só devemos lembrar que, em regra, o patamar máximo é de 20%. Então se o juiz havia fixado 10% na sentença, todos os recursos somados só poderão atingir 10% de honorários.

Art. 85.  A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor.

§ 1o São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de sentença, provisório ou definitivo, na execução, resistida ou não, e nos recursos interpostos, cumulativamente.

§ 11. O tribunal, ao julgar recurso, majorará os honorários fixados anteriormente levando em conta o trabalho adicional realizado em grau recursal, observando, conforme o caso, o disposto nos §§ 2o a 6o, sendo vedado ao tribunal, no cômputo geral da fixação de honorários devidos ao advogado do vencedor, ultrapassar os respectivos limites estabelecidos nos §§ 2o e 3o para a fase de conhecimento.

Outros textos sobre o assunto:

Art. 85: Honorários por equidade contra a Fazenda Pública? Nem pensar!

Art. 86: Parcialmente procedente. Honorários para as duas partes!

Se eu pagar os honorários sem reclamar, posso recorrer depois?


NOVO: Já conhece as vídeo-aulas? Acesse aqui e aprenda sobre o novo CPC de forma leve e descontraída.

Como já sabem, vou seguir com publicações frequentes aqui no site, e em minha página do Facebook, e além da coluna no JusBrasil. Me acompanhe e fique por dentro das novidades do Processo Civil.

, , ,