Se eu pagar os honorários sem reclamar, posso recorrer depois?

Se eu pagar os honorários sem reclamar, posso recorrer depois?

O CPC/15 acabou com o agravo retido. Agora quando não for caso de agravo de instrumento, quem estiver insatisfeito só poderá questionar a decisão na apelação (como preliminar). Mas enquanto esse momento não chega, posso relaxar?

Na coluna de hoje das Processualistas, Marcela Perez defende que em alguns casos o comportamento da parte pode ser contraditório com um futuro recurso (veja aqui)

Por exemplo: o juiz fixa honorários periciais em valor elevado, a parte paga sem reclamar, e depois recorre deste valor na apelação.

Marcela entende que poderia ser configurada a preclusão lógica, porque a parte cumpriu a decisão espontaneamente, sem apresentar qualquer resistência.

Eu ainda estou refletindo sobre isso, mas me parece que a parte assim o fez porque a lei não deu alternativa. Portanto, a princípio, não vejo a incidência da preclusão lógica, mas é um caso a se pensar.

O que vocês acham?

 


NOVO: Já conhece as vídeo-aulas? Acesse aqui e aprenda sobre o novo CPC de forma leve e descontraída.

Como já sabem, vou seguir com publicações frequentes aqui no site, e em minha página do Facebook, e além da coluna no JusBrasil. Me acompanhe e fique por dentro das novidades do Processo Civil.

, , , ,